Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted on Nov 10, 2014 in Notícias

Como determinar o olho dominante

Os praticantes de tiro esportivo sabem muito bem qual a importância de determinar o seu olho dominante pois é com ele que eles fazem a mira. Na prática oftalmológica é importante determinar esse olho dominante para adaptar lentes de contato em pacientes com presbiopia (vista cansada). Este exame é feito pelo oftalmologista, no consultório com muita facilidade e precisão.

Para determinar qual o seu olho dominante, levante o polegar com o braço esticado (ou segure qualquer objeto pequeno). Com os dois olhos abertos, alinhe a ponta do polegar com outro ponto ou objeto mais distante. Feche um olho por vez, e note o alinhamento. Você notará que com um dos olhos fechados, seu dedo aponta diretamente para o objeto selecionado, entretanto, quando o outro olho é fechado, o seu dedo estará apontando levemente ao lado do objeto selecionado. O olho com o qual você enxerga seu dedo apontando diretamente para o objeto, é o seu “Olho Dominante”.

Outra opção é fazer com as mãos uma forma como a mostrada na figura abaixo e focalizar um objeto à distância (no caso a letra “E”). Ao fechar o olho dominante você continuará enxergando o objeto focalizado anteriormente mas ao fechar o olho não dominante, esse objeto sairá do seu campo de visão.

fonte: http://www.portaldaoftalmologia.com.br/site/site2010/index.php?option=com_content&view=article&id=2035:como-determinar-o-olho-dominante&catid=41:noticias&Itemid=77